quinta-feira, 19 de abril de 2012

Campanha

 

O Hemocentro de Roraima firmou parceria com a Levitas Produções e Eventos. A partir do dia 25 deste mês, os 99 primeiros doadores de sangue receberão um ingresso para assistir ao show do grupo gospel Oficina G3.

Os interessados em se tornar doador voluntário podem procurar a unidade de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR).

O show será no sábado, dia 05 de maio, às 18h, no Ginásio Hélio Campos. O organizador do evento, Abraão Barros Filho, é doador fidelizado do Hemocentro. “Este mês fiz uma doação para uma amiga que está internada. Com a entrega dos ingressos, divulgo o evento e incentivo a doação de sangue”, afirma.

Segundo a responsável pelo setor de captação do Hemocentro, Márcia Fernanda Fonseca, a parceria veio em boa hora, pois a unidade precisa de bolsas para atender a demanda do feriado do Dia do Trabalhador, 1º de Maio e para as cirurgias que o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) irá realizar na semana seguinte. “A equipe do Into utiliza, principalmente, o concentrado de hemácias, com validade de 35 dias”, explica.

Além disso, o Hemoraima é responsável pela coleta, processamento, armazenamento e fornecimento das bolsas para as unidades de saúde públicas e privadas de todo o estado. Por isso, é tão importante a doação. O sangue coletado é para atender, principalmente, as urgências que chegam ao Trauma do Pronto Socorro Francisco Elesbão.

 

Triagem

Ao chegar à unidade, a pessoa é encaminhada à triagem, onde a passa pela análise clínica. Comportamento de risco é o principal motivo para a inaptidão, seguido de anemia, hipertensão, uso de medicamento e malária. Os casos são detectados durante uma entrevista feita para verificar se a pessoa apresentará algum problema de saúde.

Embora o sangue coletado passe por exames, é importante que o doador seja sincero durante a entrevista.  Outra preocupação dos profissionais de saúde com os doadores são os cuidados em relação às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Por isso, o profissional identifica se o doador tem comportamento de risco.

Caso o possível doador mantenha relações sexuais sem o uso de preservativo ou possua mais de um parceiro, ele deverá esperar o período de um ano, pois é o tempo necessário para realizar os exames de DSTs e obter um resultado seguro. Esse tempo é necessário para que não passe pelo período de janela imunológica, isto é, quando a pessoa tem o contato com o vírus, mas ainda assim o resultado sair negativo. Os cuidados são necessários para que seja coletado sangue seguro. Na tabela abaixo estão descritos alguns critérios de doação e tipos de impedimento.

" eu ja estou indo, fazer uma boa ação, e garantir meu ngresso para oficina G3 "

Sem comentários:

Enviar um comentário